segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Programa da Facepe chega à Univasf para universitários oriundos de escolas públicas

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está entre as instituições públicas de ensino superior selecionadas para o programa Bolsa de Incentivo Acadêmico (BIA), da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe).
O lançamento oficial acontece na próxima terça-feira (30 de setembro), às 11 horas, na Escola Marechal Antônio Alves Filho (Emaaf), em Petrolina (PE), com a assinatura do termo de outorga. O programa está vinculado à Pró-reitoria de Integração (Proin) e é coordenado pelas professoras Sandra Tavares e Márcia Medeiros, do Colegiado de Zootecnia.
O BIA irá contemplar seis estudantes da Univasf oriundos de escolas públicas, classificados com as maiores notas no Vestibular 2008. Cada um receberá incentivo financeiro mensal no valor de R$ 180,00. Além dos bolsistas, o programa conta ainda com a participação de um aluno voluntário.
De acordo com a pró-reitora de Integração, professora Alvany Santiago, em contrapartida os estudantes desenvolvem atividades de extensão em escolas da rede pública local, promovendo palestras educativas com relatos sobre suas experiências de sucesso e os desafios enfrentados.
"O nosso objetivo é motivar os jovens de origem popular à ingressarem no ensino superior e promover ações inclusivas que viabilizem o acesso e a permanência destes estudantes na instituição pública", destaca Alvany Santiago.
A Univasf foi selecionada para o BIA com o projeto ‘O Bom Filho à Casa Torna’, através do Edital 06/2007. "A nossa expectativa é que possamos ampliar o número de bolsas do programa junto à Facepe, nos próximos editais", projeta Alvany Santiago. Segundo dados da Proin, atualmente 29% dos alunos matriculados na Univasf são oriundos de escolas públicas.

Fonte: http://www.univasf.edu.br/

Nenhum comentário: